Projeto Verão anima nativos e turistas em Canavieiras

Cidade movimentada no verão
Ricardo Ribeiro

Os frequentadores do Sítio Histórico de Canavieiras viveram mais um final de semana de muita música e cultura, com as apresentações do Projeto Verão, nas noites de sexta-feira, sábado e domingo (2 a 4). Durante as três noites, diversas manifestações culturais foram exibidas, a exemplo de Capoeira, Boi Duro Estrela (da Ilha da Atalaia), grupos de Dança, bandas musicais, Filarmônicas e músicos.

Com a cidade “tomada” pelos turistas, o Sítio Histórico de Canavieiras se tornou o local mais frequentado da cidade, tanto pelo centro gastronômico, quando pelas apresentações artísticas. Na sexta-feira (2), se apresentaram o Boi Duro Estrela, da Atalaia, a Filarmônica 2 de Janeiro, que completou 85 anos de fundação, e Altair Chachá e banda.

No sábado (3), as atrações foram a Capoeira com o Mestre Biriba e os alunos do Cras; o Grupo de Dança comandado pelo coreógrafo Sandro Pellegrini, os músicos Wagnevilton e Duda Ribeiro; no domingo (4) se apresentaram no Sítio Histórico, o grupo de Capoeira do Mestre Alex; Filarmônica Lyra do Commercio; e Pagode Sertanejo com a Banda Os simples.

Sediado no Sítio Histórico de Canavieiras o Projeto Verão contempla artesãos, artistas plásticos, grupos de dança, inclusive as folclóricas, e músicos de todas as expressões e linguagens. O Projeto Verão privilegia os artistas locais, já que a cidade é bastante rica em manifestações artísticas, para o encanto dos turistas que visitam Canavieiras.

No Sítio Histórico também está localizado o que existe de melhor na gastronomia canavieirense, oferecida pelos restaurantes e bares ali instalados. O local é rico em história, com seu casario construído nos fins do século XIX e início do século  XX, na área do antigo porto de Canavieiras e que atualmente se especializou em entretenimento e gastronomia.

O Projeto Porto Verão tem a finalidade de fomentar e ampliar a oferta de eventos culturais, artísticos, entretenimento, educacionais e esportivos, durante os meses de dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015. Explica o prefeito Almir Melo, que a promoção é uma excelente oportunidade de oferecer aos visitantes e à população, atrações calcadas nas raízes socioculturais da cidade, especialmente no período do verão.